QUEM SOU EU


Wanderlust: um forte desejo ou impulso de vagar, ou viajar e explorar o mundo.

Wanderlust Bug: o bichinho que causa essa doença.


Meu nome é Jorge Luís, e serei, ao longo dessa jornada coberta pelo Wanderlust Bug, seu correspondente e janela para um outro mundo. Segue um pouco sobre quem sou eu, já que essas experiências certamente definem e influenciam o relato que me proponho a fazer.

Tenho 25 anos, e sou nascido e criado em Fortaleza (CE), o que significa que chamei de casa, durante a maior parte da vida, um lugar em que as pessoas sonham passar as férias. Aos 18 anos, me mudei para São Paulo, a fim de cursar Relações Internacionais, uma opção de curso inexistente à época em minha cidade, na Universidade de São Paulo (USP). Durante a faculdade, tive experiências diversas de estágio, desde uma posição em que trabalhei na internacionalização de uma empresa de carne de avestruz, passando pelo terceiro setor, até conhecer e me encantar com o tema da sustentabilidade em meu último estágio. Também sempre gostei muito de línguas, e há anos trabalho como tradutor freelancer português-inglês / inglês-português.

Paralelamente, por 3 anos me envolvi ativamente com a AIESEC, uma organização que busca explorar e desenvolver o potencial de liderança dos jovens, para que causem um impacto positivo na sociedade - sendo o intercâmbio profissional uma de suas principais ferramentas para isso. Lá, tive a satisfação de ser diretor de intercâmbios em 2007 (e, portanto, cuidar das viagens de dezenas de brasileiros indo ao exterior e estrangeiros vindo ao Brasil), e no ano seguinte liderar o escritório da organização na USP.

Ao final do último ano de estudo, me confrontei com a a decisão sobre que caminho pessoal e profissional tomar após largar o santuário da faculdade. Na época, procurei e encontrei diversas oportunidades de intercâmbio pela AIESEC, mas fui aprovado e escolhi participar do programa de trainees da Unilever, gigante multinacional de bens de consumo, trabalhando com o tema que escolhi para basear minha carreira - sustentabilidade. Me mantive no programa até outubro de 2012, de onde começa a história deste blog.

Não me recordo, ao certo, quando o Wanderlust começou a se manifestar em mim. Talvez eu tenha sido infectado nas inúmeras viagens de carro com meus pais na infância, saindo de madrugada sem saber direito onde iríamos; ou por ter sido levado a tiracolo por minha mãe em tantas viagens profissionais a congressos e seminários; ou quem sabe ter me apaixonado por línguas fez com que eu me interessasse por outras culturas desde cedo. A explicação de que mais gosto é a de que eu simplesmente tenho uma curiosidade infinta, e o mundo lá fora é irresistível demais para mim. Seja pelo que for, este sentimento está comigo desde que me entendo por gente: eu era a criança estranha que ia direto ao caderno internacional no jornal, e queria saber como estavam as eleições nos EUA, algo nem remotamente relacionado a qualquer interesse de meus coleguinhas. Esse sentimento me acompanhou por toda a vida, e foi certamente responsável por influenciar muitas outras decisões definidoras em minha vida: me mudar para São Paulo; cursar Relações Internacionais; participar da AIESEC (atraído pela ideia dos intercâmbios), e certamente muitas outras que nem percebi.

No entanto, na prática, sempre segurei este impulso numa cela isolada da minha mente: um dia, eu pensava, terei dinheiro, tempo e estabilidade para fazer todas as viagens que quiser. Eu estava enganado. Aos 25 anos, apesar de haver viajado bastante pelo Brasil, a única viagem internacional que fiz depois de grande foram 10 dias de mochilão pelo Uruguai e Argentina, no período entre a aprovação no programa de trainees da Unilever e o começo efetivo do trabalho. Apesar do pouco tempo de viagem, provei ali um gostinho do que sempre sonhei, e era melhor do que eu esperava.


O QUE É ESTE BLOG:

Em setembro de 2012, na esteira de outras reviravoltas da vida, decidi colocar em prática um antigo sonho: uma viagem de longa duração, sozinho, pelo lado do mundo mais distante física e culturalmente de mim - a Ásia. A ideia é passar pela Índia, China e países do Sudeste Asiático, explorando a região no meu próprio ritmo, e seguindo meus impulsos e curiosidade, numa jornada que será tanto - ou mais - uma jornada de auto-descoberta quanto de conhecer os lugares, as pessoas e as culturas.

Wanderlust Bug, assim com o a página do facebook de mesmo nome que faz parte do projeto, é o meu modo de compartilhar essa jornada. Quero, neste espaço, compartilhar não só as fotos e as belezas dos lugares pelos quais passarei, ou as dicas de viagem, mas as minhas experiências pessoais e minha interpretação sobre elas. Haverá espaço para a inspiração, para a descrição dos lugares e coisas, para as reflexões filosóficas, para os desabafos dos perrengues, e para tudo o que torna viajar uma experiência tão intensamente humana.

O Wanderlust Bug será publicado em português e inglês, de modo a incluir neste projeto os queridos amigos internacionais, tanto atuais quanto os que forem sendo descobertos durante a viagem. Na aba INDEX, vocês poderão encontrar um índice com links diretos para todos os posts publicados, separados por país, tema ou fase da viagem, conforme for mais relevante. Na aba RESOURCES, me esforçarei para colocar links para portais, artigos, dicas e qualquer conteúdo interessante que seja útil para pessoas interessadas em também colocar o pé na estrada.

Acima de tudo, desejo que este espaço desperte, nem que em apenas uma só pessoa, o desejo irresistível de ir lá e ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário